Blog

ALESC concede Moção de Aplauso à Associação dos Produtores de Uva

 

Reconhecimento celebra a conquista da Denominação de Origem dos Vales da Uva Goethe, localizado no Sul de SC

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) concedeu, nesta quarta-feira (5), uma Moção de Aplauso à Associação dos Produtores da Uva e do Vinho Goethe (ProGoethe). A homenagem, proposta pelos deputados José Milton Scheffer e Pepê Collaço, reconhece o trabalho histórico e coletivo dos produtores da região dos Vales da Uva Goethe, no Sul do Estado, que conquistaram recentemente o título de Denominação de Origem (DO) concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).

 

Participaram do ato, realizado na Sala de Imprensa da assembleia, representantes das vinícolas Quarezemin, Mazon, Trevisol, Bianco e Borgo. O presidente da ProGoethe, Daniel Bianco, lembrou a trajetória da entidade e os marcos alcançados ao longo dos anos.

 

“A associação foi criada em 2005 e, após muito trabalho conjunto, conquistamos a Indicação de Procedência em 2012. Agora, em 2025, alcançamos a Denominação de Origem, tornando-nos a primeira região de vinhos com esse reconhecimento em Santa Catarina e a terceira no Brasil. É uma conquista de todos os produtores e um legado para o nosso território”, afirmou.

 

Durante a sessão, o deputado José Milton Scheffer destacou o crescimento do setor e o vínculo entre o vinho Goethe, seu território e sua cultura.

“É um reconhecimento a toda a cadeia produtiva da uva Goethe, que representa o trabalho de gerações no entorno de Urussanga. Agora, com a Denominação de Origem, o vinho Goethe se torna um produto único em Santa Catarina, fortalecendo também o desenvolvimento turístico e cultural da nossa região”, afirmou o parlamentar.

 

O deputado Pepê Collaço ressaltou o valor simbólico e cultural da conquista.

“Essa é uma homenagem às pessoas que mantêm viva a cultura trazida pelos imigrantes italianos, que contribuíram para a diversidade e a força econômica do nosso Estado. A uva Goethe é resultado desse legado, que une tradição, autenticidade e inovação”, destacou.

Legado preservado pelas novas gerações

 

Reconhecimento de uma história que iniciou no século XIX, com Giuseppe Caruso MacDonald, representante do governo italiano no Brasil e que trouxe as primeiras mudas da variedade para a região.

 

Legado e terroir protegido pelas novas gerações de vitivinicultores, e orgulho para aqueles que iniciaram esse trabalho. A ex-presidente da associação e vinicultora, Giselda Mazon, enfatizou a importância da uva Goethe e seu papel no enoturismo regional. “A uva Goethe é única no mundo, cultivada em apenas 55 hectares no Sul de Santa Catarina. O terroir da região, com solo e clima característicos, confere aos vinhos uma tipicidade inigualável, que hoje se reflete no fortalecimento do turismo e da identidade local”, pontuou.

 

Também participou da cerimônia o extensionista da Epagri, Sérgio Maestrelli, que acompanhou de perto o desenvolvimento do setor.“O vinho Goethe é um símbolo cultural do Sul de Santa Catarina, tão importante para nós quanto a Ponte Hercílio Luz é para os catarinenses. Representa história, identidade e a força da agricultura familiar”, disse.

 

Duas décadas de história

 

A homenagem ocorre em um momento histórico para a ProGoethe, que em 2025 celebra 20 anos de fundação. Ao longo dessas duas décadas, a associação vem liderando ações de valorização da uva e do vinho Goethe, promovendo práticas sustentáveis e fortalecendo o enoturismo regional. A conquista da Denominação de Origem Vales da Uva Goethe consolida o território como referência nacional em qualidade, tradição e identidade cultural no setor vitivinícola brasileiro.

Texto e Fotos: Janine Limas - Innovazione ESG e Marketing

 

 

ALESC concede Moção de Aplauso à Associação dos Produtores de Uva


Voltar