Blog

Vinícolas históricas, gastronomia e vinho são atrativos durante a Vindima

A programação nas seis vinícolas que fazem parte da Progoethe valoriza as origens italianas da região dos Vales da Uva Goethe, Sul de Santa Catarina 

As vinícolas dos Vales da Uva Goethe, na região sul do estado, têm anos de história e tradição vitivinícola. As famílias italianas foram as primeiras a colonizar a região, chegaram no século XIX  e trouxeram literalmente na bagagem as videiras que deram origem às primeiras vinícolas. 

Na Casa Del Nonno, em Urussanga, Matheus Damian e o pai Renato Damian dão continuidade ao trabalho na vinícola fundada em 1975 pelo patriarca da família, Hedi Damian. Em 50 anos de história, a empresa evoluiu no processo produtivo, inovou, mas sem esquecer as origens. A visita guiada é um mergulho na história da família e da produção vinícola da região. 

Em cada canto, uma memória e uma herança. Os grandes tanques de concreto e tijolo maciço, construídos há décadas, ainda são utilizados, e o pequeno museu guarda preciosidades, como as tinas de madeira usadas para amassar as uvas lá no final do século XIX. “O visitante pode conhecer a produção, um pouco da história da uva e do vinho Goethe, finalizando com a degustação de seis rótulos de vinhos tranquilos e espumantes”, explica o enólogo Matheus Damian. 

A preservação e o resgate dessa história, é um dos grandes diferenciais do enoturismo nos Vales da Uva Goethe. O saber fazer, herança dos imigrantes italianos, é um dos aspectos que fez com que vinho Goethe conquistasse o selo de Indicação de Procedência (IP), e que mantém viva de geração em geração essas memórias. 

Reviver a pisa da uva;  antigo método de amassar a uva encanta os turistas 

A Vinícola Bianco, em Orleans, também já está na terceira geração. Daniel e Antônio, dão continuidade à produção de uva e vinho, junto com o pai, seu Leonildo Bianco. Durante a Vindima, a propriedade recebe  turistas para uma visita guiada diferente. Com as parreiras carregadas, é possível viver a colheita de perto. O trator leva o grupo até o parreiral de uva bordô, armados de tesoura e uma caixinha, é só escolher os frutos que serão levados para casa. “Nós plantamos aqui próximo uma parreira de Uva Goethe só para mostrar para quem nos visita essa variedade, que é a nossa Indicação Geográfica”, explica Antônio Bianco. 

Um brinde em meio as videiras, é hora de degustar os vinhos e espumantes,  e experimentar a tradicional pisa da uva.  Ao ritmo alegre de música italiana os turistas se divertem amassando as uvas com os pés . “Além de viver essa experiência, também servimos os queijos e embutidos produzidos na região, e a “polenta concia”, prato tradicional da culinária italiana preparado pela minha mãe”, destaca Daniel Bianco. 

Pannevin: celebração em torno à mesa 

Grandes mesas colocadas no campo próximas ao açude, vinho, gastronomia e música na Vinícola Trevisol.  O Pannevin, mantém viva a tradição de reunir família e amigos em torno da mesa para celebrar e confraternizar. O visitante até se sente em um dos clássicos do cinema  italianos, toalhas quadriculadas, mesa farta com pães, embutidos, carnes e legumes assados e claro vinho Goethe. “Tudo que servimos é cultivado e produzido na cidade, do queijo, aos pães e geleias. Assim, movimentamos a economia e valorizamos o produto local”, diz Edneia Trevisol. 

 Outro costume preservado pela família Trevisol, é a fogueira, acesa logo após o jantar. “Convidamos os visitantes a participar do ritual, escrevendo um pedido, que depois será jogado no fogo para que se torne realidade”, ressalta Gilmar Trevisol. 

Programação vai até fevereiro

A programação da 17ª edição da Vindima Goethe,  se estende até 9 de fevereiro, nas seis vinícolas associadas à Progoethe.  O evento, promovido pela Prefeitura Municipal de Urussanga, Sebrae/SC e Associação ProGoethe, celebra a cultura, as tradições italianas e os vinhos singulares elaborados com uva Goethe, reconhecidos como Indicação Geográfica (IG).  A 17ª Vindima Goethe conta com o patrocínio da Unesc, BRDE e Sicoob/Credisulca. 

A 17ª Vindima Goethe conta com o apoio da Unesc, BRDE e Sicoob/Credisulca. 

Para reservas e informações, acesse: https://www.valesdauvagoethe.com.br/evento.php?id=10

 

 

Vinícolas históricas, gastronomia e vinho são atrativos durante a Vindima
Vinícolas históricas, gastronomia e vinho são atrativos durante a Vindima
Vinícolas históricas, gastronomia e vinho são atrativos durante a Vindima
Vinícolas históricas, gastronomia e vinho são atrativos durante a Vindima
Vinícolas históricas, gastronomia e vinho são atrativos durante a Vindima
Vinícolas históricas, gastronomia e vinho são atrativos durante a Vindima


Voltar