Municípios que fazem parte da região dos vales preservam tesouros históricos e culturais
A XVII Vindima Goethe, que acontece entre 10 de janeiro e 9 de fevereiro de 2025, nos Vales da Uva Goethe, promete ser muito mais que uma celebração enogastronômica. Os visitantes têm a oportunidade de explorar um rico patrimônio cultural, histórico e religioso nas cidades de Urussanga, Orleans, Pedras Grandes e Içara, que formam o coração do enoturismo na região sul de Santa Catarina.
Urussanga: uma jornada pela herança cultural e arquitetônica italiana
O centro de Urussanga é um mergulho na história dos imigrantes italianos. Ao redor da Praça Anita Garibaldi, estão preservadas construções históricas que datam do final do século XIX e início do século XX, testemunhos da chegada dos primeiros colonos.
Destaque especial para a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, inaugurada em 1925. Com sua arquitetura clássica, a igreja localizada na parte mais alta do centro, guarda preciosidades como a réplica em gesso de La Pietà, trazida do Vaticano, e quadros da Via Sacra, trazidos da Alemanha. A praça e seus arredores preservam o legado deixado pelos italianos.
Orleans: patrimônio cultural e natural
Na cidade de Orleans, o Museu ao Ar Livre Princesa Isabel, é considerado o primeiro de seu gênero na América Latina. Instalado em uma área de 20 mil metros quadrados, retrata o modo de vida dos colonizadores, com construções tradicionais como a Casa do Colono, engenhos e oficinas artesanais.
Outro atrativo imperdível são as Esculturas do Paredão, obras que narram momentos históricos e bíblicos com impressionante realismo e detalhamento, esculpidas diretamente na rocha. Além disso, a cidade celebra seu vínculo com a família real brasileira, cuja história está presente na origem do nome Orleans e no dote da Princesa Isabel.
Içara: centro de peregrinação e espiritualidade
O turismo religioso também tem espaço na região. A Basílica Santuário Sagrado Coração Misericordioso de Jesus, em Içara, é a primeira Basílica do estado de Santa Catarina. Erguida em um terreno de 13,5 hectares, a imponente construção convida à reflexão e à fé. Elevada ao título de Basílica Menor pelo Papa Francisco em 2024, a igreja é um dos maiores atrativos religiosos da região.
Pedras Grandes: retrato da imigração italiana na região
Em Pedras Grandes, o legado italiano está presente em cada esquina. A Casa Centenária de Pedra, tombada como patrimônio histórico de Santa Catarina em 1998. Construída por João Marcon, imigrante italiano, a casa preserva sua história e hoje é o principal atrativo do Restaurante e Pousada da Imigração.
Além disso, a cidade oferece outras joias arquitetônicas, como a Casa dos Arcos, o Sobrado Genovez e a antiga estação ferroviária, que, junto com mais de vinte casas antigas — algumas datadas do século XIX —, compõem um cenário que remonta às origens da imigração italiana na região.
Experiência completa nos Vales da Uva Goethe
Além da imersão cultural, os visitantes podem aproveitar o cenário deslumbrante dos vales da Uva Goethe, Sul de Santa Catarina, e degustar os vinhos únicos produzidos com essa variedade. A programação especial da Vindima inclui degustações, colheita, pisa e festivais gastronômicos nas seis vinícolas associadas a Progoethe.
O evento, promovido pela Prefeitura Municipal de Urussanga, Sebrae/SC e Associação ProGoethe, celebra a cultura, as tradições italianas e os vinhos singulares elaborados com uva Goethe, reconhecidos como Indicação Geográfica (IG).
Além da programação nas vinícolas, a Vindima Goethe 2025 oferece passeios de Maria Fumaça no domingo 19 de janeiro, e uma missa especial em honra a São Vicente (23/01), na Igreja matriz Nossa Senhora da Conceição, em Urussanga e muitas opções gastronômicas e de hospedagem.
A 17ª Vindima Goethe conta com o apoio da Unesc, BRDE e Sicoob/Credisulca.
👉 Confira a programação completa no site: https://www.valesdauvagoethe.com.br/evento.php?id=10
Texto: Janine Limas- Innovazione ESG e Marketing
Fotos: Gregori Flauzino/Especial Progoethe