Blog

História da Uva Goethe

A Uva Goethe é um híbrido de uvas europeias e americanas com alta resistência fitossanitária. Foi descoberta no século XIX e, em 1862, já aparecia em catálogos de plantas. Foi trazida para a região de Urussanga pelo advogado italiano Sr. Giuseppe Caruso MacDonald e distribuída aos colonos.
 
É uma imagem viva nas memórias da comunidade, as plantações de uvas Goethe que se espalhavam por toda a região, o aroma das videiras floridas e mais tarde dos frutos maduros e a grande extensão dos parreirais, presentes até mesmo em áreas centrais, que hoje estão plenamente urbanizadas, como a Praça Anita Garibaldi.
 
A Uva Goethe se tornou a uva mais típica, apresentando características específicas que a diferenciam das demais variedades cultivadas na região. O vinho de uva Goethe da região de Urussanga era exportado para o litoral de Santa Catarina, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia e outros estados no norte e nordeste do país. Documentos de antigas vinícolas indicam um intenso comércio destes vinhos de uva Goethe com diversas partes do país.

 

História da Uva Goethe


Voltar