Blog

Visite os Vales da Uva Goethe a bordo da locomotiva Maria Fumaça

O Expresso Goethe parte neste domingo (21),da estação ferroviária do Pinheirinho, em Criciúma rumo a Urussanga
 
Que tal conhecer os encantos dos Vales da Uva Goethe, no Sul de Santa Catarina, a bordo da tradicional Maria Fumaça? O Museu Ferroviário de Tubarão,  promove neste domingo (21) mais um Expresso Goethe. A temporada de passeios acontece até setembro, com trens saindo de Tubarão e Criciúma rumo aos Vales da Uva Goethe, em Urussanga. Neste domingo, a locomotiva parte da Estação Ferroviária no bairro Pinheirinho, em Criciúma, às 9h, o retorno será de ônibus às 14h. “Ainda temos 30 lugares disponíveis para este domingo, depois vagas só para o passeio de setembro. Está bem concorrido”, explica Jefferson Vitorino, coordenador dos passeios.
 
No inverno, o passeio de locomotiva se torna uma opção aconchegante que remete ao passado,quando viajar de Maria Fumaça fazia parte do dia a dia das pessoas.  Hoje,  as locomotivas realizam somente transporte de carga, e as antigas são utilizadas para o transporte de passageiros durante as viagens turísticas. A bordo, é servido café, degustação de suco e vinho, e os sanfoneiros animam a viagem com muita música. “O passeio de trem é mais uma opção para alavancar o enoturismo, além de uma oportunidade de provar o vinho típico da nossa região, e visitar as vinícolas, os turistas também podem saborear a gastronomia colonial italiana”, finaliza o presidente da Progoethe, Gilmar Trevisol. 
 
Almoço colonial Italiano em Urussanga
 
O Expresso Goethe leva esse nome em homenagem à variedade de uva branca que se adaptou muito bem nos Vales da Uva Goethe, e é a primeira Indicação Geográfica de Santa Catarina. O vinho Goethe é produzido somente nesta região, e além do vinho, os visitantes podem saborear o melhor da gastronomia colonial italiana.  Ao chegar à estação ferroviária de Urussanga, os passageiros são levados para almoçar. Na Vigna Mazon, antes do almoço com buffet de pratos da culinária coloniall italiana, é possível visitar a vinícola e provar os vinhos na loja, também terá venda de queijos, produtos artesanais e confecção de retratos com o artista plástico Breno Stern.  
 
 Na Vinícola Trevisol, além do almoço típico italiano, os turistas podem visitar o museu da propriedade e ouvir um pouco da història da família, fazer um tour pela cantina para conhecer a produção de vinhos e sucos, e também tem degustação de sangria, dos vinhos goethes e tintos,  para finalizar a sobremesa com frisante Goethe. 
 
Os ingressos para o passeio de trem variam de R$159,00 para crianças de seis a onze anos a R$259,00 a partir de doze anos. Crianças até cinco anos viajando no colo são cortesia. Está incluso, o bilhete de trem, duas degustações, translado de ônibus até os restaurantes, almoço com suco de uva livre, visita à vinícola e retorno de ônibus para Criciúma.  
 
Para saber mais acesse o site www.museuferroviariotubarao.com.br ou pelo (48) 98868-1414
 
Os Vales da Uva Goethe e as vinícolas que fazem parte da Progoethe
 
Vales da Uva Goethe foi a primeira Indicação de Procedência do Estado de Santa Catarina a obter o registro junto ao INPI, em 2012.  A área de produção localiza-se entre as encostas da Serra Geral e o litoral Sul Catarinense. Os vinhos são elaborados com uvas da variedade Goethe, tradicionalmente cultivada na região desde o início do século XX.
 
A história da produção de vinhos na região atrela-se à história da imigração italiana e a tradição vitivinícola daquele país. Fundada em 2005, a Associação dos Produtores da Uva e do Vinho Goethe (PROGOETHE) tem como principal objetivo promover essa variedade, tradicionalmente cultivada na região desde o início do século XX, que produz um vinho único, típico e raro. 
 
Fazem parte da Progoethe a vinícolas:  Casa Del Nonno, Vigna Mazon, Vinícola De Noni e Trevisol, localizadas na cidade de Urussanga, a Vinícola Bianco, em Orleans e a Vinícola Quarezemin, em Içara. 
 

 

Visite os Vales da Uva Goethe a bordo da locomotiva Maria Fumaça


Voltar