Vales da Uva Goethe

Português PORTUGUÊS | ESPANOL | English ENGLISH
Área restrita

 

     Histórico

     

Histórico

 

HISTÓRIA
 
Os associados da PROGOETHE buscaram o apoio do SEBRAE para alcançar novamente o prestígio nacional e internacional dos vinhos Goethe, como um produto nobre e singular, de valor agregado, que possa promover a geração de renda e o desenvolvimento regional. 
 
Dessa parceria surgiu a idéia de buscar o reconhecimento e o registro de uma Indicação Geográfica, inicialmente, para uma Indicação de Procedência (IP) e, futuramente, para uma Denominação de Origem (DO) no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Essa indicação consiste em um selo concedido aos vinhos com origem nos “Vales da Uva Goethe”, que, além de sua qualidade, relaciona características históricas e culturais que os diferenciam dos demais.
Devido à qualidade, tipicidade e identidade, o vinho da uva Goethe da região de Urussanga apresentava grande potencial para receber o registro e se tornar a primeira Indicação Geográfica de Santa Catarina. Todas as características relacionadas a esse tipo de reconhecimento estão presentes.
 
Para atestar a existência dessas características e receber o registro do INPI, a PROGOETHE e o SEBRAE elaboraram um projeto de qualificação dos vinhos Goethe da região de Urussanga e Pedras Grandes. Esse projeto envolveu também a UFSC, a Epagri e membros da comunidade local. Esse grupo elaborou um dossiê com as informações técnico-científicas sobre o cultivo da uva Goethe e a produção de vinhos na região. A primeira das características relacionadas à Indicação Geográfica é a tipicidade. Os vinhos Goethe da região são reconhecidos como verdadeiros terroirs devido a sua íntima relação com as condições específicas de clima-solos. Pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento identificaram os diferentes tipos de solo existentes na região, suas características físico-químicas, as análises meteorológicas para o detalhamento do clima local, o cliclo vegetativo da variedade Goethe e seus métodos de microvinificação.
 
Além das particularidades técnicas dos vinhos Goethe, sua produção está fortemente ligada à imigração italiana do século XIX. Existe ainda a grande importância cultural atribuída pela comunidade local ao vinho, ou seja, o savoir-faire na produção vitivinícola. O detalhamento dessas relações histórico-culturais foi também alvo de pesquisas na consolidação da identidade dos “Vales da Uva Goethe” como um território único voltado à produção dos seus vinhos Goethe.
 
Para garantir o controle de qualidade dos vinhos, frisantes e espumantes Goethe, a PROGOETHE conta com um grupo consultor e conselheiro formado por enólogos, enófilos e experts, todos conhecedores dos processos de elaboração dos vinhos, da uva ao produto final, para prestarem consultorias aos associados e a seus empreendimentos. O trabalho desse grupo de especialistas enfatiza a produção da uva, em especial a fermentação, o armazenamento, a sanidade, o envasamento, a tipicidade, a qualidade do vinho e sua melhor apresentação. Além disso, a participação dos vinhos Goethe nas principais feiras e eventos gastronômicos no Estado de Santa Catarina permite o aprimoramento dos produtos para o atendimento aos mercados desejados.
 
O resultado de todos esses trabalhos permitiu sistematizar os conhecimentos sobre o cultivo e o desenvolvimento da variedade Goethe e da produção do vinho. Esta sistematização das pesquisas constituiram o dossiê, expressando as peculiaridades da produção da uva e da elaboração dos vinhos: climáticas, físico-químicas do solo, biológicas da uva, históricas e culturais dos “Vales”, as quais caracterizam os vinhos Goethe da região. Esse documento submetido ao INPI. Com a aprovação desse dossiê e a adoção do caderno de normas pelos associados da PROGOETHE, os vinhos estarão aptos a receber o registro de Indicação de Procedência (IP) dos “Vales da Uva Goethe”.
 
O reconhecimento das características próprias dos vinhos Goethe da região de Urussanga através do selo IP não é o final da trajetória. Após receber a Indicação de Procedência para os “Vales da Uva Goethe”, a PROGOETHE acredita na possibilidade de obter outro tipo de Indicação Geográfica, a Denominação de Origem (DO). O produto possui características exclusivas à sua procedência cultural e histórica, definidas no passado e, atualmente, é elaborado com excelência pelo homem local.
 
 
INDICAÇÃO GEOGRÁFICA DOS VINHOS, ESPUMANTES E FRISANTES DA UVA GOETHE DOS VALES DA UVA GOETHE, SUL DE SANTA CATARINA:
 
Em 2011 o Instituto Nacional de Propriedade Industrial através da RPI 2132 de 16/11/2011 - Despacho da Diretoria de Contratos, Indicações Geográficas e Registros – DICIG – Indicação Geográfica: Cód: 373, devere o Pedido Nº 201009 – Espécie: Indicação de Procedência de Produto Vinho branco seco, suave ou demi-sec, leve branco seco, suave ou demi-sec, vinho espumante brut ou demi-sec obtidos pelo método “Champenoise” e pelo método “Charmat”, vinho licoroso.
 
Requerente: Associação dos Produtores da Uva e do Vinho Goethe, SC, Brasil. Delimitação da Área Geográfica: VALES DA UVA GOETHE, localizada entre as encostas da Serra Geral e o litoral sul catarinense nas Bacias do Rio Urussanga e Rio Tubarão, compreendendo os municípios de Urussanga, Pedras Grandes, Cocal do Sul, Morro da Fumaça, Treze de Maio, Orleans, Nova Veneza e Içara no Estado de Santa Catarina.

 

 




 

 

 

 

VALES DA UVA GOETHE

 

Todos os direitos reservados - Ano 2013

contato@progoethe.com.br

Fones: 48 3465.6238 | 48 3465.4739

 

Desenvolvimento: Infoline Informática by Rita Lima