Vales da Uva Goethe

Português PORTUGUÊS | ESPANOL | English ENGLISH
Área restrita

 

     Histórico

     

Histórico

 

PROGOETHE
 

Essa associação foi criada a partir de um trabalho de consultoria do SEBRAE/SC e reúne os produtores com o propósito de levar os vinhos Goethe da região à excelência.  Abrange o território dos Vales da Uva Goethe, mais especificamente os municípios de Urussanga, Pedras Grandes, Morro da Fumaça, Cocal do Sul, Treze de Maio, Nova Veneza, Içara e Orleans, no sul de Santa Catarina.

 
A PROGOETHE - com sede nesse município, conta com a assessoria técnica, da EPAGRI/SC: Gerencias Regionais de Criciúma e de Tubarão e da Estação Experimental de Urussanga, do Governo do Estado, Prefeitura Municipal de Urussanga, Universidade Federal de Santa Catarina, Universidade do Sul de SC - UNESC, na consolidação do IGP dos vinhos Goethe (Indicação Geográfica de Procedência) e Ministério da Agricultura/MAPA.
 
 
Primeiros anos da Associação:
 
* 2005 - Fundação da Associação ProGoethe com o apoio do SEBRAE/SC e da EPAGRI/SC. Os vitivinicultores Renato Damian e Giselda Trento Mazon, assumiram a presidência e vice-presidência da entidade. Iniciou-se o processo de pesquisa para a Certificação da Indicação de Procedencia Vales da Uva e Vinho Goethe com o apoio também da Universidade Federal de SC.
 
 
Primeiros associados:
 
Urussanga: João Pignatel, Jácomo Mazzuco, Antônio de Lorenzi Cancelier, Gilmar Trevisol, Zulme de Pelegrin, Estação Experiental EPAGRI e seus técnicos Emílio Della Bruna, Fernando Preve, Vitivinícola Urussanga (Renato e Edi Damian), Vinícola Mazon (Giselda e Patricia Mazon), Olimpio De Villa, Gilmar Macari, Haroldo Bez Batti, Dionei Pignatel, Moacir Possamai, Deivson Baldin;
 
Pedras Grandes: Rodolfo Della Bruna, Dany Quarezemin, Elzio e Silvio Felippe, Jacson Felippe, Márcio Scremin.
Cocal do Sul/Içara: Vinhos Quarezemin (Haroldo e Beatriz Quarezemin);
 
Morro da Fumaça: Vila Stacione  (Onévio Colombo) e Rafael Sorato.
 
 
Missão:
" Promover e elevar a uva e o vinho Goethe da região de Urussanga ao status de um produto nobre - especial junto ao público consumidor."
 
 
Objetivos da ProGoethe
Principal: Promover a união dos produtores da uva e do vinho Goethe estabelecendo a imagem de um produto nobre e conhecido nacional e internacionalmente.
 
Secundários:
- Promover a pesquisa e o desenvolvimento da vitivinicultura na região; 
- Constituir, acompanhar, promover e defender o programa de certificação de origem;
- Atuar em parceria com as Universidades Regionais, Estaduais, Federais e instituições nacionais ou internacionais; 
- Participar de eventos nacionais e internacionais; 
- Promover a capacitação, treinamentos e consultorias sobre a vitivinicultura;
- Promover o ensino e a extensão sobre a vitivinicultura; 
- Promover e executar o comércio de produtos da uva e do vinho Goethe;
- Promover o turismo enogastronômico;
- Promover a integração entre produtores, vinícolas e consumidores;
- Promover o enoturismo nos Vales da Uva Goethe integrado com demais roteiros na região e afins;
- Promover a integração ao mercado de trabalho; 
- Resgatar, preservar e difundir as manifestações culturais.
 
* 2008 – Regulamentada a Lei Estadual Nº 14.389 de 18/03/2008, Publicada no Diário Oficial do Estado de SC Nº 18.326 em 24/03/2008, denomina VALES DA UVA GOETHE as regiões territoriais de Urussanga, Pedras Grandes, Morro da Fumaça, Içara e Nova Veneza.  Neste mesmo ano, a Associação ProGoethe é declarada de utilidade pública municipal de Urussanga pela lei nº 2321 e a EPAGRI lança o primeiro Catálogo dos Vinhos Especiais da Uva Goethe: 
 

VINÍCOLA

MARCA REGISTRADA

VINÍCOLA MAZON

AUGUSTA E LIEBLICH

VILA STAZIONE

UVA DOURADA

VINHOS QUAREZEMIM

MARGHERITA

CANTINA BORGO GAVA

GONDOLEIRO

IRMÃOS FELLIPE

TULIPA

VINHOS TREVISOL

VINHAS DO SOL

VITIVINICOLA URUSSANGA

PECCATO BIANCO

VINÍCOLA DA EPAGRI

GOETHE

 
 
* 2010 (04/08) - Foi concedido o Certificado de Reconhecimento de Indicação Geográfica Protegida – IGP pelo Secretário de Estado da Agricultura e Desenvolvimento Regional de Santa Catarina, Sr Enoir Barbieri bem como a Lei Municipal Nº 2457, instituiu o Dia Municipal da Uva e do Vinho Goethe que passa a integrar o Calendário Oficial de Eventos do Município de Urussanga.
 
* 2011 - O Instituto Nacional de Propriedade Industrial através da RPI 2132 de 16/11/2011 - Despacho da Diretoria de Contratos, Indicações Geográficas e Registros – DICIG – Indicação Geográfica: Cód: 373, devere o Pedido Nº 201009 – Espécie: Indicação de Procedência de Produto Vinho branco seco, suave ou demi-sec, leve branco seco, suave ou demi-sec, vinho espumante brut ou demi-sec obtidos pelo método “Champenoise” e pelo método “Charmat”, vinho licoroso.
Requerente: Associação dos Produtores da Uva e do Vinho Goethe, SC, Brasil. Delimitação da Área Geográfica: VALES DA UVA GOETHE, localizada entre as encostas da Serra Geral e o litoral sul catarinense nas Bacias do Rio Urussanga e Rio Tubarão, compreendendo os municípios de Urussanga, Pedras Grandes, Cocal do Sul, Morro da Fumaça, Treze de Maio, Orleans, Nova Veneza e Içara no Estado de Santa Catarina.
 
* 2012 - Implantou-se o Conselho Regulador da IP Vales da Uva Goethe com o objetivo de gerir a manutenção e a preservação da Indicação Geográfica regulamentada, seja a Indicação de Procedência, seja a Denominação de Origem dos vinhos, frisantes e espumantes Goethe.

 

 

Caruso Mc Donald Garrafões Empalhados Embalagem Transporte Trem Edward Stanford Rogers Diploma Cadorin Diploma Cadorin Diploma Cadorin Diploma Cadorin Diploma Cadorin Diploma Barzan Caruso Mc Donald Parreiral Centro


 

 

 

 

VALES DA UVA GOETHE

 

Todos os direitos reservados - Ano 2013

contato@progoethe.com.br

Fones: 48 3465.6238 | 48 3465.4739

 

Desenvolvimento: Infoline Informática by Rita Lima